Comunicado de imprensa

23-02-2025

Moção S Novo Rumo apresenta-se à XIV Convenção do Bloco de Esquerda

Um grupo de militantes do Bloco de Esquerda exerce o seu direito a discordar da linha política que a atual direção impõe ao Bloco de Esquerda e apresentam-se como alternativa através da Moção S Novo Rumo, que surge na sequência do texto apresentado na V Conferência do Bloco de Esquerda, realizada em 26/27 de outubro, no Porto.

O direito a discordar pressupõe a capacidade de fazer proposta política quanto à orientação política e à organização interna do partido. O ponto de partida é o de contribuir para o crescimento do Bloco, de forma participada e aberta a contributos e a críticas. O que distingue esta moção é a necessidade de mudança, na convicção de que é no debate interno que se constrói a organização, mobilizando o mais possível os aderentes.

A Moção S, subscrita por 118 militantes no pleno uso dos seus direitos, propõe-se traçar um novo rumo para o Bloco de Esquerda, já que o caminho de indefinição política interna têm levado o Bloco a sucessivas derrotas, a uma perda de influência social, ao descrédito e ao declínio da mobilização. Defendemos um novo rumo. Um Bloco que continue empenhado nos movimentos sociais, mas que aprofunde a sua participação no movimento laboral e sindical e expresse o socialismo como seu objetivo programático. Um socialismo que rejeite modelos repressivos, em que caiba toda a gente, com esperança e dignidade. Só assim fazem sentido ideias, propostas, políticas, palavras e ações. Lutar, falhar, errar, corrigir, porfiar. No Bloco de Esquerda, sempre.

Pretende um partido com prática democrática, viva e aberta, na construção do socialismo que queremos, que não pode ser confundido com sistemas burocráticos e ditatoriais que usaram esse nome. Apesar da democracia interna não ser um problema novo no Bloco, nos últimos anos tem-se agravado com decisões cada vez mais centralizadas e afastadas das e dos militantes. As últimas notícias sobre o Bloco só mostram a necessidade de nos opormos a um caminho pernicioso para o partido.

A Moção S Novo Rumo está estruturada em 8 pontos: o estado a que chegámos; o Capitalismo atual; um novo ciclo de guerras; desafios, riscos e oportunidades da luta contra a crise e as desigualdades; o Socialismo por que lutamos; um programa para hoje e amanhã, eleições; o Bloco que queremos.

Pretendemos continuar a lutar dentro do Bloco de Esquerda como alternativa, procedendo a uma clarificação política em que o partido não se confunda com políticas social-democratas ou estalinistas, tendo como regra de ouro para o funcionamento do partido a democracia interna, instrumento fundamental para combater os riscos de dissolução ou menorização políticas.

Para consultar o texto da Moção S Novo Rumo: https://radar887.webnode.pt/l/novo-rumo/


12 de Fevereiro de 2025

Moção S

(radarrededeativistas@gmail.com)


R.A.D.A.R.  - Rede de ativistas para Debate, Ação e Reflexão no combate pelo Socialismo
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora